Sobre os convidados

II Seminário Museologia e Contemporaneidade
7 à 11 de maio de 2012


Em breve, maiores informações sobre os convidados para os debates e oficinas.


Fiquem ligados!










I Simpósio Museologia e Contemporaneidade (maio 2011)




Adolfo Samyn Nobre de Oliveira
Bacharel em Museologia e mestre em Memória Social pela Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Ex-diretor do Museu da Abolição/IBRAM/MinC e atual presidente do Fórum dos Museus de PE.
Foi o idealizador da "Exposição em Processo", em cartaz no Museu da Abolição/IBRAM.
É museólogo do Museu da Abolição/IBRAM/MinC.




Anderson Pinheiro
Licenciado em Educação Artística/Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-graduado em Arte/Educação na Universidade Católica de Pernambuco.
Foi professor substituto do departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE e é professor-consultor de educação museal no Museu do Homem do Nordeste (MUHNE/Fundaj), além de professor de artes visuais no ensino médio do Colégio Equipe.
É articulador da Rede de Educadores em Museus e instituições culturais de Pernambuco (REMic-PE).




Albino Oliveira
Bacharel em Museologia pela Universidade do Rio de Janeiro.
Foi museólogo da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Pernambuco, responsável pelo acervo museológico do Centro Cultural Benfica, Recife/PE.
É museólogo responsável pela pinacoteca do CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E DE ESTUDOS DE HISTÓRIA BRASILEIRA RODRIGO MELLO FRANCO DE ANDRADE (CEHIBRA/Fundaj).



Bartolomeu Tito de Medeiros
Possui Doutorado em Antropologia pelo Museu Nacional - UFRJ e Pós-Doutorado pela Universidade de Brasília. Atualmente é Professor Colaborador Permanente da Universidade Federal de Pernambuco, Professore Invitato (Visiting Professor) da Pontificia Università Urbaniana (Roma, Itália) e Coordenador do Grupo de Trabalho Permanente de Patrimônio da Associação Brasileira de Antropologia e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Patrimônio Cultural da UFPE. 


Cristiana Tejo
É jornalista e coordena do núcleo de Capacitação e Difusão Científico-Cultural da Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco.
Foi diretora do MAMAM entre janeiro de 2007 e dezembro de 2008 e curadora da Fundação Joaquim Nabuco entre 2002 e 2006.
Foi curadora do Programa Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural (2005-2006).
É curadora do Projeto Made in Mirrors (www.madeinmirrors.org) e membro da IKT - Associação Internacional de Curadores de Arte Contemporânea.
É idealizadora do projeto Pensamento Emergente que reuniu em 2008 13 curadores emergentes de várias regiões do Brasil para abordar a situação da curadoria nos anos 2000. 



Débora Assis Mendes
Restauradora e gerente da Unidade Semi Autônoma Laboratório de Preservação da Prefeitura da Cidade de Olinda. Foi coordenadora do Museu de Arte Sacra de Pernambuco MAST/PE - Olinda.
Foi responsável pela reforma da Igreja das Fronteiras, em Recife/PE.


Fabiana de Lima Sales 
Graduada em Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco e Mestre em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul.
Participou do Programa de Especialização em Patrimônio da FUNDARPE. 
Atualmente é responsável pelo Educativo e responde como Diretora Interina do Museu da Abolição.



Henrique de Vasconcelos Cruz
Bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Foi um dos criadores e membro do conselho editorial da Revista Eletrônica Jovem Museologia (2006-2008). Desde 2007, atua como museólogo do Museu do Homem do Nordeste, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Em 2008, ganhou o Prêmio Mario Barata, concedido pelo Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM-BR).


Maria Fernanda Pinheiro de Oliveira
Bacharel em Museologia e mestre em Memória Social e Documento pela Universidade do Rio de Janeiro.
É responsável pela Coordenação de Museologia do Museu do Homem do Nordeste (MUHNE/Fundaj) e desenvolve o projeto Museu Múltiplo: Itinerância do Museu do Homem do Nordeste.


Nara Galvão
Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Católica de Pernambuco, foi estudante do Programa de especialização em Jornalismo Cultural da Universidade Católica de Pernambuco, com o projeto “Museus Como Mercado da Indústria Cultural”, interrompido pela seleção no Programa de Aperfeiçoamento Profissional da Fundação Rotária em 2005, no Estado de Nova Iorque – Estados Unidos, contemplando visitas técnicas e palestras a Museus e galerias de Arte de Nova Iorque. Já atuou na Fundação de Cultura Cidade do Recife, sendo responsável pela análise de projetos culturais. Atualmente é Coordenadora Geral do Instituto Ricardo Brennand, no qual é responsável pela gestão do Museu, tramitação de obras de arte para o Brasil e o Exterior, assessoria aos projetos expositivos, entre outros.




Sérgio Gonçalves Ferreira
Engenheiro civil pela Universidade Federal de Pernambuco, Economista pela Universidade Católica de Pernambuco,  Pós-graduação em Engenharia de Produção (UFPE).
Ex-professor do Departamento de Economia da Universidade Católica de Pernambuco.
É o Sócio-gerente da GUIMARÃES FERREIRA CONSULTORES.